terça-feira, 20 de março de 2007

Fundamentos

A Filosofia da Psicologia é um campo de questionamento tanto filosófico quanto psicológico. Normalmente os psicólogos elaboram teorias para as explicações psicológicas ou partilham de determinadas teorias da psicologia sem que, contudo, dêem-se conta que para cada teoria elaborada ou aceita há um pano de fundo filosófico que atua como garantia da elaboração da teoria. Um exemplo de tal "pano de fundo" filosófico é o comportamentalismo. A idéia de uma ciência psicológica se concretizou apenas quando ou a partir do momento em que os métodos da ciência se tornaram "paradigmas" de certeza. Além disto uma psicologia científica, tal como deseja o comportamentalismo, supôe que a psicologia apresente um objeto diferenciado de qualquer outro objeto. Ou seja, a psicologia deveria apresentar um objeto de estudo que não se confundisse com qualquer ciência existente. Ora, para que tal se desse a psicologia deveria "encurtar" - por assim dizer - seu campo de estudo. Não poderia tratar de um objeto definido como "o ser humano". Teria de especificar seu objeto de maneira radical.

O tema central da Filosofia da Psicologia é trazer à tona, analisar e esclarecer quais são os presupostos das teorias psicológicas, qual a epistemologia que determinadas aceitações teóricas partilha com outras ciências ou campos do saber. Por exemplo, se a Psicologia é uma ciência humana então ela devereá partilhar da mesma epistemologia, isto é, de uma forma de fornecer explicações que se coadunem com as ciências humanas. Evidentemente que tal afirmação é contenciosa, isto é, nem todos os psicólogos aceitarão etas afirmações. De qualquer forma, os pressupostos filosóficos da psicologia são vários: a mente, o comportamento, as emoções, os sentimentos, os reflexos, etc. Todas estas expressões possuem uma maneira de serem tratadas, isto é, de ser lhes dado algum significado. Conforme o tratamento que é dado ao significado de cada termo teremos o ponto de vista filosófico partilhado ou atuante.

Assim, tratar dos fundamentos filosóficos da psicologia implica em alguma quantidade de conhecimento da psicologia e da filosofia ao mesmo tempo. A grande vantagem de trabalhar com a Filosofia da Psicologia é a clareza que adquirimos quanto aos diferentes pontos de vista psicológicos do ser humano.